"Além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos. Por meio dos jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia e passam a compreender e a utilizar convenções e regras que serão empregadas no processo de ensino e aprendizagem. Em estágio mais avançado, as crianças aprendem a lidar com situações mais complexas (jogos com regras); percebem também que só podem jogar em função da jogada do outro (ou da jogada anterior, se o jogo for solitário). Os jogos com regras têm um aspecto importante, pois neles o fazer e o compreender constituem faces de uma mesma moeda.
A participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico.
Finalmente, um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver."
Visando essa utilização, coloco aqui algumas sugestões de jogos:JOGOS NUMÉRICOS
JOGOS GEOMÉTRICOS
JOGOS DE TABULEIRO
JOGOS DE ESTRATÉGIA/RACIOCÍNIO
JOGOS DE MEMÓRIA
PARA TREINAR AS QUATRO OPERAÇÕES:
Um matemático que não é também um pouco poeta nunca será um matemático completo. (K. Weierstrass)
Um bom ensino da Matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência.
(Irene de Albuquerque)
DIVIRTAM-SE!!
Até a próxima! Bjs...
Sandra R. Famula
Nenhum comentário:
Postar um comentário