segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Neste ano tive uma grata experiência, em trabalhar com pessoas da Universidade Sênior UNIMAIS na USCS. Digo grata, pois é muito engrandecedor para mim, como professora e como pessoa, a convivência e a troca de impressões com pessoas maduras que podem oferecer um maior retorno do que as crianças oferecem, justamente pelo grau de maturidade e consciência com relação à aprendizagem. Este é um curso aberto, portanto proporciona aos professores a maravilha da autonomia para propor um projeto com embasamento teórico, porém com a liberdade de ação.
Meu projeto visa estudar e observar mais a fundo, onde encontramos a matemática em cada coisa que nos deparamos em nosso dia a dia, nas que notamos e também naquelas que nunca havíamos nos dado conta. O nome que dei a este projeto foi: "Estudo Curioso da Matemática". Nele, envolvi várias disciplinas, como artes visuais, música e literatura.
Um dos vídeos de que utilizo nestas aulas, é uma antiga animação dos estúdios Disney, onde o Pato Donald faz uma incursão ao "País da Matemágica". Acredito ser, o uso do personagem do Pato Donald, muito pertinente, pois ele é um tipo muito cético e questionador, o que nos proporciona a possibilidade de ver explicados detalhadamente conceitos matemáticos nas coisas mais simples, além das curiosidades apresentadas. 
Assista a um trecho deste filme tão interessante:
Uma das etapas do curso, estuda o TANGRAM. Um quebra-cabeças de origem chinesa onde o desafio é montar figuras utilizando-se sempre de todas as sete peças que o formam. Eis abaixo uma das páginas da apostila apresentada:
A proposta é nós mesmos construirmos nosso TANGRAM, à partir de uma folha de papel em branco. Depois de algumas dobras e recortes, podemos obter nosso quebra-cabeças para então tentarmos as formas apresentadas, e mais outras tantas que nossa imaginação permitir.
Aqui um vídeo que ilustra e orienta sua execução:


Tente! E observe como a geometria pode nos proporcionar tantos momentos de brincadeira agradável e novas descobertas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário